sábado, agosto 30, 2008

A Rússia de Putin

Será que Putin e Medvedev vão por a GAZ, a fábrica de automóveis Gorky, novamente a fabricar os “Chaikas”, o carro que durante os anos de 1951-1981, serviu exclusivamente os membros do governo da URSS?


Victor Akhlomov, Chaikas - Kalininski prospect, 1970


Será que Putin e Medvedev vão escolher como destino de férias a Abkhásia, junto às margens do Mar Negro, como outrora a antiga elite da URSS?

Eric Baudelaire, Abkhásia, 2005

Será que Putin e Medvedev, querem recomeçar uma nova Guerra Fria, como a que se iniciou em 1949, entre os EUA e a URSS?
Será que Putin e Medvedev querem transformar a Rússia na ex-URSS?

Com o virar do século, o mundo aproximou-se do fim da era do petróleo barato. Julgar que os combustíveis alternativos são a solução que nos permite manter em funcionamento a nossa infra-estrutura quotidiana é ainda uma miragem. A transição suave e sem interrupções dos combustíveis fosseis para os seus pretensos substitutos – o hidrogénio, a energia solar…que todos nós ardentemente desejamos, está muito longe da realidade. O petróleo, agora utilizado por muitos mais milhões de pessoas, aproxima-se da depleção e o conflito entre a Rússia e o Ocidente, que durante todo o mês de Agosto encheu as páginas dos jornais, não é de estranhar, a Rússia de Putin, que enriqueceu com o petróleo e o gás, julga-se uma nova potência capaz de desafiar o Ocidente. Será?

Regressemos aos “Chaikas”, às limousines russas, que bebiam gulosas, litros e litros de combustível. Em plena Guerra Fria, a Ford e a GAZ, trabalhavam em cooperação. O modelo Ford A, era vendido na União Soviética como o modelo GAZ A. Seguiu-se o modelo Ford V8 que a GAZ produzia como GAZ M1. Com a experiência, os soviéticos começaram a fabricar os seus próprios modelos, e os Volgas, 1956, conhecidos como o GAZ 21, marcaram uma era e encheram as ruas das cidades.


Victor Akhlomov, The state plan, Marx prospekt, Moscow

Os célebres “Chaikas”, que hoje se vendem a preços exorbitantes nos leilões Ocidentais, eram exclusivos dos membros do governo e a sua venda era interdita a qualquer um. Inspirado, como todos os outros modelos, no design americano,





os “Chaikas” eram também apetrechados com toda a tecnologia inventada em Detroit - janelas eléctricas, faróis de nevoeiro, rádio incorporado…Hoje, em Moscovo, limousines fabricadas no Ocidente, de vidros fumados, não deixam ver quem entra no Kremlin, será Putin, Medvedev?


Andras Fekete, Moscow, Estabilishing Shots

Os velhos “Chaikas”, que Nikita Khrushchev tanto gostava, não passam de relíquias do passado, mas as novas limousines, encomendadas no Ocidente, continuam restritas ao clã dos que governam agora a Rússia.

Na era do petróleo barato, a tecnologia americana foi a grande mais valia, e anedotas como esta: “How do you double a Lada’s value?”, cuja resposta “Fill up the tank”, fazia rir os Ocidentais, não está hoje longe da verdade. Se o petróleo que enche os carros são o grande valor da Rússia, a tecnologia, a grande mais valia, continua a vir da América. Será que Putin cairá no erro de Khrushchev que em 1958 dizia “ultrapassaremos os americanos em 1970”?

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